- Diaristas e empregadas domésticas: existem diferenças perante o INSS?
- Contribuinte individual deve interromper recolhimentos ao receber benefícios previdenciários
- Posso requerer benefício por incapacidade temporária sendo MEI?
- Você sabia que criança com Autismo pode ter direito ao BPC/LOAS?
- Plataforma do FGTS digital entra em funcionamento para simplificar o recolhimento do FGTS aos empregadores
O planejamento previdenciário serve para te guiar na melhor opção de uma futura aposentadoria. Esse planejamento pode ser feito para você que trabalha de carteira assinada, para os empresários, servidores públicos, professores entre outros que contribuem para uma previdência.
No Regime Geral da Previdência Social, com a reforma previdenciária de 2019, muitas questões precisam ser levadas em consideração antes de você solicitar a sua aposentadoria junto ao INSS. Sim, pois após as mudanças legislativas para requer o benefício da aposentadoria, por exemplo, seja por tempo de contribuição, seja por idade ou até mesmo a tão desejada aposentadoria especial, fatores devem ser levados em consideração, principalmente quando o assunto é o valor do benefício pretendido.
O planejamento previdenciário é muito importante nos dias atuais para aquele segurado que pretende ter uma aposentadoria minimamente confortável no futuro. Como dito acima, no atual cenário previdenciário, são várias as espécies de benefícios programados, logo, é de fundamental importância saber qual é aquele que melhor se adequa a sua realidade. Precisamos, portanto, conhecer o passado, entender o presente para então imaginarmos o futuro.
Também é de suma importância entender que esse planejamento
previdenciário não é algo estático, ou seja, ele precisa ser atualizado
periodicamente, pois as leis mudam com o passar dos anos.
Assim, para obter um benefício bem planejado deve se levar em consideração fatores como: seu objetivo pessoal e financeiro, estilo de vida desejado, expectativas de gastos, estime o salário que seria interessante para manter a vida de aposentado.
Parece óbvio pensar que quanto maior a contribuição vertida ao INSS e quanto mais tempo isso for feito, maiores serão os ganhos futuros, porém, nem sempre é assim que acontece. Existem regras no Direito Previdenciário que permitem a desconsideração de algumas contribuições, então, mais uma vez, é importante ter um bom planejamento para que não sejam feitas contribuições desnecessárias.
Ao
procurarmos na internet, encontramos alguns sites que nos
oferecem sistemas de cálculos para esses planejamentos. No entanto, se você não
tem conhecimento financeiro é importante que procure ajuda de algum
profissional da área, alguém que lhe auxilie a traçar o melhor caminho para que
no futuro você possa ter uma vida dentro daquilo que entende adequado, sem
investir dinheiro além do necessário.