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Desde o início da pandemia se tem percebido que está ocorrendo um
descaso com os segurados da Previdência Social, pois o Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) está demorando para apreciar os pedidos solicitados perante a
Autarquia.
Com isso, o INSS está justificando que diante do acúmulo de
processos há poucos servidores para análise dos pedidos. Por conta disso, pode
acarretar o atraso da análise do seu pedido administrativo e, consequentemente,
poderá atrasar o cumprimento das implantações dos benefícios.
Ademais, embora o processo administrativo seja na plataforma digital, e
o segurado não tenha que se deslocar até uma agência da previdência social para
enfrentamento de filas no INSS, o sistema permaneceu lento na hora da análise
dos benefícios.
Por todas as razões e alterações nos sistemas internos do INSS, a
Previdência, como um todo, entrou em colapso e os pedidos de aposentadoria e
demais benefícios previdenciários têm levado tempo superior para serem
concluídos. Nesta situação, por óbvio, não há culpa do cidadão e acarreta o
sofrimento dos segurados em razão da demora, pois necessitam do benefício.
Diante do exposto, nossa equipe esclarece que o INSS tem prazo previsto
em lei, para que conclua as análises dos pedidos de benefícios, e que não
poderá ultrapassar 90 dias a contar da data da entrada do requerimento
administrativo.
Contudo, se você está nessa situação ou até mesmo algum conhecido, e seu
pedido de benefício está demorando para análise do INSS, procure auxílio
especializado, pois existem meios jurídicos para que se possa agilizar o seu
processo junto ao INSS.