Fale conosco através do nosso WhatsApp
Mais recentes
Direito previdenciário / 07 de abril de 2022
É verdade que o valor da aposentadoria diminui ao longo dos anos?

 

Muitos aposentados notam uma diminuição em suas aposentadorias ao longo do tempo e muitos certamente já ouviram a frase: “Me aposentei com 3 salários mínimos e agora só recebo um!”.

Para entender melhor essa situação, temos que ter como base dois cenários: os aposentados que recebem o piso, ou seja, um salário mínimo e os que recebem acima disso.

O INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor é utilizado para reajustar anualmente o valor do salário mínimo. Esse índice acompanha a variação dos preços, ou seja, em palavras simples serve para medir a inflação.

Porém, o que ocorre é que no aumento do salário mínimo é permitido que o governo conceda um bônus, que é um aumento real. Então, além do INPC, o governo federal aplica um valor extra quando da correção do piso e esse extra não é aplicado aos beneficiários que recebem acima do salário mínimo.

Mas, considerando essa situação, é possível pedir a revisão do benefício com a finalidade de reaver essas perdas?

Infelizmente não, isso porque o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as aposentadorias não estão vinculadas a correção do salário mínimo.

Por: Dra. Juliana de Abreu