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Em meio a situação que assola
o país em razão da pandemia causada pelo COVID-19, muitas pessoas de
mau-caráter encontram tempo para, de alguma forma, praticar atos fraudulentos,
objetivando vantagem de forma indevida.
É com base nisso que a
Secretaria de Previdência do Ministério da Economia tem alertado a população
sobre os golpes que estão sendo praticados por fraudadores. Eles se passam por
representantes de órgãos públicos, como o INSS, para oferecer algum tipo de
benefício e, assim, subtrair algo dos segurados.
A Secretaria de Previdência
alega que, entre as fraudes mais comuns, existe uma em que o indivíduo entra em
contato com a vítima, por telefone, passando-se por integrante da Autarquia
Federal. O fraudador, então, alega que o segurado possui o direito de receber
valores atrasados a título de benefícios pagos pelo INSS, solicitando, para
tanto, que ele deposite certa quantia a título de “taxa”, sendo essa necessária
para a liberação do suposto pagamento que, na verdade, não existe.
Em outros casos, o fraudador
envia cartas às residências das vítimas, pelo correio, juntamente com uma
procuração que, caso assinada, dará ao sujeito poderes para agir em nome daquele
que a firmou.
Portanto, fique atento às
solicitações feitas por telefone. A Secretaria de Previdência reforça que não
solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone, tampouco faz
qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus
serviços. Ainda, todo e qualquer benefício concedido ou realizado pela
Previdência não demanda pagamento e está baseado na legislação.
Jamais dê seus dados pessoais
a terceiros que oferecem serviços previdenciários por telefone, pois essas
informações podem ser utilizadas para fins ilícitos. Por fim, é importante que
as vítimas que, eventualmente, sofrerem com esse tipo de abordagem, façam o
boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.