Fale conosco através do nosso WhatsApp
Mais recentes
Direito Civil / 30 de março de 2022
Quais documentos são necessários para iniciar um processo de inventário?

Quando uma pessoa falece, é por meio do processo de inventário, que é realizada a partilha (divisão) da herança deixada por ela, onde devem ser descriminados os bens e eventuais dívidas que possuía em seu nome.

O inventário pode ser realizado de duas formas, a extrajudicial, em cartório, quando os herdeiros estiverem de acordo quanto à divisão dos bens e nenhum deles se tratar de pessoa menor de idade ou incapaz. Via de regra, o procedimento é mais simples e rápido, desde que inexistam pendências quanto à regularização dos bens e dívidas a eles inerentes.

A outra forma de inventário, trata-se de inventário judicial, realizado por meio de um processo judicial, que tende a ser mais demorado pois tudo dependerá do que for analisado e decidido ao longo do processo. Indicado quando não estiverem presentes os requisitos necessários para a realização de forma extrajudicial, já informados acima.

Para ambas as formas de inventário, é necessária a assistência de um advogado, e os documentos indispensáveis serão os mesmos que se tratam de documentos da própria pessoa falecida, dos herdeiros e aos bens, sendo eles:

1) Do falecido: certidão de óbito; certidão de casamento (se era casado) ou certidão de nascimento (se era solteiro); escritura pública ou declaração de união estável (se possuía união estável); certidão de divórcio ou separação (se era divorciado ou separado); certidões negativas de débitos federal, estadual e municipal; comprovante de residência; identidade e CPF.

2) Dos herdeiros: certidão de nascimento se solteiros; certidão de casamento se casados; escritura pública ou declaração de unia estável se possuírem; certidão de divórcio ou separação (se divorciados ou separados);  comprovante de residência; identidade e CPF. 

3) Dos bens deixados: certidão de matrícula do imóvel; documento que informe o valor venal do imóvel quando urbano (geralmente se utiliza guia de IPTU); certidão negativa de débitos do imóvel municipal se for imóvel urbano ou certidão negativa de débitos do imóvel federal e certificado de cadastro de imóvel quando for imóvel rural; comprovante de propriedade de veículos (se possuía); contrato social e certidão da junta comercial se o falecido possuía empresa.


Por: Dra. Liana Rossi da Silva - OAB/RS 115.799